segunda-feira, 23 de maio de 2011

PROJETO IMIGRAÇÃO POMERANA EM CAMAQUÃ

                    
               "Para entender o presente e planejar o futuro é preciso conhecer o passado".

O Projeto Imigração Pomerana em Camaquã tem por objetivo tornar conhecida esta cultura, resgatar sua história, língua, hábitos e costumes, bem como a sua preservação.
A viabilização desta pesquisa, levantamento e guarda de bens, objetos ligados a história, cultura e tradição dos imigrantes pomeranos é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Camaquã e resultará futuramente num Museu Temático no 5º Distrito - Santa Auta.
Atualmente o Projeto encontra-se na fase de entrevistas e  coleta de doações  como fotos, objetos , vestuários e documentos, para isso já contamos com o apoio de diversas entidades locais como: Sociedade Feliz, de Santa Auta, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camaquã, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, AFUBRA, entre outros.
Os interessados em contribuir para o Projeto podem entrar em contato pelo fone :3671-5288 ou pelo e-mail: museucq@yahoo.com.br




BANDEIRA DA POMERÂNIAA Pomerânia era banhada pelo Mar Báltico e possuía rocha Cretácea, que proporcionava um espetáculo da natureza nas cores azul do mar e do céu, e do branco das rochas que inspiraram as cores da Bandeira da Pomerânia. Os descendentes de pomeranos identificam-se com essas cores e transferem-na para arquitetura e no seu cotidiano.

 "Povo camponês de origem européia, os pomeranos se dispersaram pelo mundo ao perder seu território para nações mais poderosas. Agora, após séculos de provações, eles reafirmam sua identidade, recuperam o orgulho, as tradições e a própria língua, ensinada abertamente em casa e na escola'. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário